sábado, 11 de fevereiro de 2012

Mark Ryden: a arte do surrealismo pop

Imagine pegar Alice no País das Maravilhas, mais Monalisa, mais Jesus, mais crianças assustadoras, mas que são ao mesmo tempo fascinantes. Isso é o que Mark Ryden faz.

Mark é um dos principais artistas surrealistas da atualidade, começou nos anos 1990 com o que chamamos de "surrealismo pop", ou seja, no mundo que ele cria nada é como deve ser, (uma coisa que é bem Alice in Wonderland) a ordem de tudo varia conforme a sua vontade, não existe proporção, não há o mundo real, apenas um sonho muito psicodélico que me fascinou.

Ele é bem polêmico, sempre mexe com religião e política e faz muitas obras que podem deixar as pessoas chocadas, mas que tem um fundo de verdade. Adorei a forma como ele consegue tornar as suas pinturas pesada em algo que ao mesmo tempo é leve, pesada por causa dos temas, do ar de terror e loucura e leve graças às cores, às formas usadas na arte.

Lançaram a pouco tempo um livro sobre as pinturas de Mark Ryden, porém não gostei do preço do livro... Uma média de mil dólares o exemplar!!!! Yeah, e olhe que o Pinxit - Mark Ryden (o livro) está fazendo sucesso no meio artístico e fashion!








Nenhum comentário: